sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Frases soltas. Óbvias, mas úteis




Quando vc critica um adversário por ter “virado a camisa” vc perde a chance de atrai-lo ou de ser por ele atraído. Tá sendo burro.
Se vc bate às cegas, sem olhar para os lados e ver bem o alvo, não encontrará quem te estenda a mão caso venha a tropeçar e cair.
Toda hora é boa pra se inventar uma crise. Mas quando o inventor atira no próprio pé, a crise se torna uma completa estupidez.
Quem com ferro fere, pode não conseguir estancar o sangue depois. Se quiser se arrepender, não conseguirá. Sua única chance será matar o adversário. Ou ser morto por ele.
******
A Fortuna tarda mas não falha. Quando não há Virtù, ela castiga.
Se vc pensa que acordos programáticos são difíceis mas estratégicos, acredite: vc está absolutamente correto.
A máxima "ou vc está comigo ou está contra mim" é tão cretina que não deveria valer nem em eleições para síndico
Unidade na diversidade deveria ser o lema de toda política democrática com intenção reformadora. Ela é a alavanca do novo. Talvez por isso irrite tanta gente.
******
Democrata republicano é quem separa público de privado, Estado de partido e representação de eleição. Só prá começar.
Cidadão não é só quem tem direitos, mas quem atua em nome do interesse coletivo, faz política e se dispõe a controlar os governos.
Políticas públicas não são decisões unilaterais de um Estado onipotente ou de partidos repletos de poder. São construções coletivas, derivadas de atos cívicos permanentes.
******
Quem faz o diabo também faz um pacto com o diabo? Quem pinta o 7 também pinta o 8?
Se vc insiste em assustar quem te ouve, pode terminar convertendo todos em coelhos assustados que, na hora H, te faltarão.
Quem chama o adversário de “neoliberal” sem olhar para o próprio umbigo pode ficar sem graça no passo seguinte. Acha que joga para a plateia e termina falando sozinho.
Se vc converte o outro em vítima só te sobra a posição de carrasco. Sem meio-termo.
Se vc acha que já deu todas as respostas mas continuam a te denunciar, não fique indignado. O melhor é tomar um porre de caldo de galinha e investigar melhor.
Se vc acha que não erra, que tudo está perfeito e os críticos só querem te sacanear, é melhor se internar numa casa de repouso e fazer um exame profundo de consciência.
******
Se vc fala fala e nada diz mas mesmo assim convence, ou teu ouvinte é surdo, ou teu tom monocórdico o está inebriando, ou a tua é a única voz potente.
Se vc não consegue rir de si próprio e não vê quão ridículo pode chegar a ser, não faça nada. Tranque-se em casa diante do espelho. Ou faça um selfie e o analise bem.
Se vc reclama de tudo o tempo todo, tome cuidado: vc pode estar certo. Na dúvida, faça algo para que as coisas mudem.
Se vc se desespera com medo de perder o avião, lembre-se que um voo é somente uma viagem. Relaxe.
Se vc gosta do Chico mas não vive sem o Caetano, ou vice-versa, não esqueça jamais que eles, antes de tudo, são artistas e cidadãos.
Na dúvida entre Jaque e Fabiana como a melhor e a mais linda da seleção de vôlei, fique com as duas. E aplauda o time todo, que é onde está a força.
                                                            ******
Se vc pensa que um tuíte enraivecido ou transbordante de confiança fará alguém mudar de posição, lembre-se do Almanaque Fontoura. Ou dos efeitos calmantes do sermão dominical.
Quem mente, difama e manipula mas diz que tem boas intenções pode terminar com um problema de identidade. Ou concluir que é uma maria-vai-com-as-outras.
A agressividade gratuita é a mãe de todas as grosserias, especialmente quando disfarçada de franqueza. Vitimização radicalizada ao reverso.

Nenhum comentário: