quarta-feira, 9 de julho de 2014

O futebol depois do cataclismo



Ilustração de Liberati

Depois do que aconteceu na semifinal jogada no Mineirão, está aberta a temporada de caça aos responsáveis.
Muita gente chateada, deprimida, chorando, querendo a cabeça de jogadores, CBF e comissão técnica. No estádio, vaiaram feio Fred e Oscar. Brasileiro gosta de achar um culpado e individualiza tudo. Até no futebol, que rola sempre como se houvesse um salvador, um gênio que num estalo resolverá tudo. Agora, muitos sairão em busca do responsável, de uma explicação que explique o que se considera “inexplicável”, como se na vida houvesse a intervenção constante de forças misteriosas. Falam de “pane”, do “apagão” que teria baixado nos jogadores entre os 20 e os 30 minutos do primeiro tempo, quando os alemães fizeram quatro gols seguidos. O 7 a 1 da semifinal aconteceu porque a Alemanha deu um banho tático, técnico, físico e emocional na seleção brasileira. Os alemães foram superiores desde o início. Não encontraram resistência e no segundo tempo limitaram-se a administrar o jogo. Mesmo assim ainda fizeram dois gols. Não foi pane, foi erro tático, ruindade coletiva e desequilíbrio emocional. Explicitação plena da desmontagem de um modo de jogar futebol.
A maioria esquece que equilíbrio emocional integra a preparação para disputar uma competição de alto nível. Se os jogadores estão frágeis emocionalmente, se não conseguem assimilar a contusão de um companheiro ou a passagem para a reserva, então estão carentes de preparo, de estrutura. Aí chamam uma psicóloga na véspera do jogo para ver se ela, num passe de mágica, estabiliza a moçada. Não adianta. No dia do jogo, voltam a cantar o hino com furor, abraçados, estendem a camisa do companheiro ausente, como se ele tivesse morrido ou sido convertido em símbolo de um grupo “guerreiro”. Patético, over demais.
Num momento em que ninguém entende bem o que se passou em campo, parece importante lembrar que tomar sete gols da Alemanha é tão somente a prova final de que o futebol brasileiro parou no tempo. Está despreparado para enfrentar o padrão de jogo atual. Nas outras partidas desta Copa o desempenho técnico também foi muito ruim. A Alemanha foi o primeiro adversário propriamente forte. Antes a seleção enfrentou bons times (especialmente Chile e Colômbia) e conseguiu passar. Parou num adversário muito superior. Em nenhum momento jogou bem. A derrota estava escrita nas estrelas, embora os torcedores não a admitissem, não conseguissem vê-la. O futebol jogado no Brasil é medíocre, seria escandaloso se a seleção terminasse campeã. O campeonato brasileiro está aí prá quem quiser ver.
Escrevi em outro post, antes do início da Copa: “O brasileiro acha que futebol é um esporte que depende do estalo de genialidade de um ou outro Garrincha, de um novo “rei do futebol”. Não valoriza esquemas táticos, disciplina, preparo técnico, estudo e espírito coletivo, debochando das escolas que primam por isso, como é o caso da Argentina, da Espanha e da Alemanha. Nossos atletas são predominantemente simplórios em qualquer quesito que se queira. Toscos. Alguns poucos se distinguem, mas no conjunto não passam de boleiros. Futebol, em minha opinião, deveria ser praticado por times que reúnam talentos individuais, disposição tática, transpiração e entrega coletiva. Raramente temos isso no Brasil”.
Não deveriam falar de complexo de vira-latas. Mas sim em esforço coletivo para exigir a reinvenção do futebol por aqui. A começar da defenestração dos cartolas, da reforma radical CBF, de uma mudança no modo como o esporte é gerenciado e organizado. Nunca estivemos tão ruins. O jogo é de baixíssima qualidade, o nível, o profissionalismo e o preparo dos jogadores são precários, os cartolas são patéticos e corruptos, a CBF é tão ruim que sequer dá para descrever.  O sistema é organizado de modo sofrível, contra a população e a serviço exclusivo do mercado da bola. As partidas são tristes, há excesso de faltas, poucos gols, os campeonatos são pessimamente organizados, as torcidas se afastam dos estádios. Um espetáculo de horror.
Não dá prá continuarmos deitados nas glórias do passado, sem humildade e inteligência para reconhecer erros e falhas, limites táticos e técnicos. Hora de juntar os cacos e refazer o caminho. Que pelo menos se aprenda com o fracasso.
Se derrotas servem para alguma coisa, que os sete gols alemães sirvam para impulsionar uma mudança: uma revolução. Organizacional, de mentalidade, com um componente forte de “desmercantilização” e uma injeção de profissionalismo bem compreendido. Recomeçar de baixo, ensinando aos garotos que futebol exige dedicação, domínio de fundamentos, não é um lance de malabarismo e genialidade a ser treinado repetidamente para atrair o olhar cobiçoso de algum empresário. Nossos jogadores só aprendem respeitar táticas e a chutar bem quando saem do país.
Não será fácil, com a estrutura que está aí. Que decline ao menos a arrogância futebolística, esse lance de que estamos predestinados a exibir ao mundo a qualidade inimitável do nosso futebol. Isso acabou, se é que algum dia existiu de fato. É preciso olhar no olho da realidade e aceitar o futebol como ele é.

Nenhum comentário: