sábado, 26 de abril de 2014

Do fim do mundo ao futuro possível


Naomi Silver, The Day After The Day Before

Nada como a leitura matinal dos jornais de sábado para que se perceba como será o fim de semana e o que nos reserva a segunda-feira.
Rápida retrospectiva.
1 Deram um fim no coronel Malhães, o torturador peso-pesado que admitiu em público ter praticado horrores absurdos e abjetos durante a ditadura. Foi assassinado ontem, na zona rural de Nova Iguaçu, com requintes de crueldade. Alguém provavelmente, um dia, revelará o acontecido e os autores, mas tudo cheira a queima de arquivos. O coronel sabia demais, se meteu em várias operações nacionais e internacionais e poderia comprometer muita gente. Sua morte, que mostra como as sombras ainda se movem, tenderá a desestimular a que novos torturadores confessem seus crimes.
2 E a bola continua a rolar. Vargas fala que Padilha, ex-Ministro da Saúde e candidato petista ao governo de São Paulo, também conversava com o doleiro Yousseff. Padilha reage e diz que vai processar o deputado por calúnia e difamação: “Não admito que meu nome seja utilizado em vão por qualquer pessoa”. Vargas se desfilia do PT. Agora, parece que, além dele, os deputados Candido Vacarezza e Vicente Candido também integravam o círculo. O caso, como um todo, tem nítida coloração hamletiana, mas está escrito nas estrelas com letras garrafais: hoje está tudo fora de controle. A candidatura de Padilha acusou o golpe, mas está de pé.
3 Provando que o gato subiu no telhado não somente em Brasília, uma auditoria interna da Secretaria da Fazenda paulista concluiu haver indícios de nepotismo na gestão da pasta da Pessoa com Deficiência, comandada por Linara Rizzo. A secretária teria custeado despesas e disponibilizado carro oficial para a irmã, que sequer trabalhava no órgão.
4. E o Acre continua despachando haitianos para São Paulo. O governo de lá diz que faz isso para ajudar os imigrantes, mas alguns haitianos dizem que foram praticamente forçados a viajar para um destino que não era o desejado por eles. O governo paulista esperneia. E Tião Viana, governador acreano, pisa no tomate e depois sobe nos tamancos para acusar a “elite paulistana” de ser “higienista”. Coisa bem feia.
5  Levantamento patrocinado pela Comissão Pastoral da Terra revela que 34 pessoas foram assassinadas por consequência de conflitos agrários e disputas de terra em 2013, sendo 15 delas indígenas. O número de índios mortos nessa circunstância é o maior já registrado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que desde 1985 divulga esse tipo de estatística. A Fundação Nacional do Índio (Funai) diz que processos de demarcação de terras indígenas estão em andamento e reconhece a necessidade de se criar mais territórios para os povos no Centro-Sul, Sudeste e Nordeste, onde vivem 554 mil índios. Da sua parte, a Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, informou que 99 indígenas ameaçados de morte foram incluídos no Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, que fornece proteção especial. A lista total tem 417 nomes.
6 Para demonstrar que o futuro não acabou, está confirmada a presença da maravilhosa guitarrista e blueswoman Ana Popovic em São Paulo, dias 9-10-11 de maio, no Best of Blues Festival. Joss Stone, Buddy Guy e Jeff Beck também estão presentes. A apresentação dela será dia 9. Eu, se pudesse, iria. Ana é fera na voz, na beleza e na guitarra. Está na estrada há anos. Ouçam, vale a pena.
6 Ah, hoje é dia da Marcha da Maconha em São Paulo.  Pela legalização. À tarde, na Av Paulista.

Nenhum comentário: