quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Unesp discute direitos humanos em Bauru, SP

 Entre os dias 16 e 28 de novembro, em Bauru, interior de São Paulo, será realizada a Jornada Bauruense pelos Direitos Humanos: Educação, Arte e Comunicação.

Organizada pelo Observatório de Educação em Direitos Humanos da UNESP, coordenado pelo professor Clodoaldo Meneguello Cardoso, da programação da Jornada constam palestras, debates, exposições e apresentações artísticas, lançamentos de livros e programas de rádio e TV.

Eis o que diz o texto que acompanha a divulgação:

Quando falamos em Direitos Humanos, estamos nos referindo àqueles valores, conquistados ao longo do tempo, que consideramos fundamentais para a garantia de uma vida digna para todos os seres humanos. Por isso, o desrespeito aos Direitos Humanos é violentar a humanidade que existe em cada um de nós.

São violações dos Direitos Humanos: a tortura, a violência contra a mulher, a criança, o adolescente e o idoso;- o trabalho escravo, a exploração sexual infantil e o tráfico humano; o racismo, o preconceito social, sexual e a discriminação à pessoa com deficiência; a miséria, a fome, o anafabetismo e outras formas de exclusão social; a opressão, o autoritarismo e o cerceamento da liberdade individual e coletiva.

A Jornada Bauruense pelos Direitos Humanos – fruto de parceria entre Poder Público, Instituições da Sociedade Civil, Movimentos Populares e Mídia – tem como objetivos:
  • reconhecer o respeito aos Direitos Humanos como uma vivência coletiva em múltiplas situações cotidianas e de variadas formas;
  • proporcionar, em diferentes espaços e com distintos grupos da sociedade bauruense, experiências, atividades e reflexões nas quais os Direitos Humanos possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária.
  • reunir os defensores dos Direitos Humanos da cidade de Bauru, estreitando o diálogo entre eles e a sociedade para somar esforços na luta pelos Direitos Humanos de todos. 

É uma bela iniciativa.
Maiores informações e contatos: 
Site: http://www.observatorioedudh.unesp.br/
Blog: http://jornadadhbauru.wordpress.com
E-mails: jornadadh@gmail.com / oedh@unesp.br

Nenhum comentário: