quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lançamento em homenagem a Gildo Marçal Brandão


Na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, em São Paulo, será lançado o aguardado livro com textos de Gildo Marçal Brandão. 

O evento ocorrerá no Centro Universitário MariAntonia, da USP (Rua Maria Antonia,  294, Vila Buarque), a partir das 19 horas. Um pequeno debate enriquecerá ainda mais a noite, concebida também como uma homenagem ao Gildo, falecido no início do ano.

Organizado por Simone de Castro Tavares Coelho e prefaciado por Luiz Eduardo Soares, Brasílio Sallum e Denis Bernardes, o livro contém diversos textos publicados em jornais, livros e revistas, organizados em 3 blocos temáticos: Pensamento Político, Pensando a Política e Teoria Política. Incorpora também o Memorial e a Aula com os quais Gildo se apresentaria ao concurso para Professor Titular da USP.  Reúne, portanto, amplo material com reflexões argutas e profundas sobre o mundo, a política, o Brasil e a trajetória intelectual do autor.

O livro ainda conta com um caderno de fotos apresentado pela organizadora e com um DVD da última entrevista concedida por Gildo para o Instituto Wladimir Herzog.
 
Como observa Simone Coelho, o livro reflete um esforço coletivo que, "embora dolorido, é uma forma de registrar e evidenciar a rica e fértil trajetória intelectual de Gildo".

Gildo Marçal Brandão: itinerários intelectuais será lançado juntamente com outros títulos da Coleção Pensamento Político-Social, dirigida por Élide Rugais Bastos, André Botelho & Gabriela Nunes Ferreira para a Editora Hucitec. 
 
Um belo e oportuno evento.

Nenhum comentário: