domingo, 18 de julho de 2010

A herança africana em fotografia


Meu amigo Leandro Rosa, de quem fui professor na Unesp anos atrás, é hoje Assessor para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Nessa condição, participou ativamente do projeto "África em Nós", uma maravilhosa campanha lançada em 2009 para incentivar fotógrafos amadores e profissionais a registrar aspectos variados da presença e da herança africana no nosso cotidiano.

Mais de 7 mil fotos foram enviadas, número que por si só revela o impacto da campanha e a força da cultura afro-brasileira. Posteriormente, 101 fotos foram selecionadas pelo fotógrafo Walter Firmo e reunidas num catálogo e numa exposição. Ambos, catálogo e exposição, são uma obra de arte, que merece muito ser conhecida e apreciada. Ganhei de Leandro o Catálogo, que folheei embevecido e diversas vezes nos últimos dias.

Na apresentação que redigiu para o Catálogo, ele observou:

"Vemos que o exercício do olhar, que a sensibilidade dos fotógrafos e fotógrafas amadores/as ou profissionais que responderam a nosso chamado, seja com uma máquina de última geração, seja com o celular ou mesmo revirando seus baús em casa, foi uma ação consciente, foi o desvelar de um cotidiano. Os rostos, sorrisos, paisagens, situações, mostram um país único, mas cheio de contrastes. Percebemos que, no ato de valorizar a herança africana, acabamos por valorizar todas as outras heranças presentes e constituintes de nossa nação. É fácil perceber, nas fotografias enviadas, que a herança africana não está mais só, ela se juntou a outras e influenciou e foi influenciada, mas que sobretudo está presente, vigorosamente presente em nossas vidas".

Disse tudo, e com propriedade.

Quem puder, deve procurar o Catálogo . Na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá, 51, 2º andar), no bairro da Luz, em São Paulo, deve-se passar na Assessoria de Gêneros e Etnias, preencher um cadastro e retirar o livro. Gratuitamente! Mas é preciso correr, pois existem somente poucos exemplares.

Quem conseguir, deve comemorar. É uma beleza.

Nenhum comentário: