sábado, 15 de maio de 2010

Entrevista: Nabuco e a política brasileira, hoje


Vandeck Santiago é jornalista em Recife. Escreve reportagens especiais para o Diário de Pernambuco, entre outros jornais. No último dia 13 de maio, publicou um alentado Caderno dedicado a Joaquim Nabuco. Repleto de fotos e informações sobre o líder abolicionista, a reportagem traz também um artigo de Silviano Santiago e duas entrevistas, uma com José Murilo de Carvalho e outra, comigo.
No texto em que apresenta ao leitor a reportagem ("12 páginas sobre um personagem do século 19, morto há exatos 100 anos"), Vandeck não perde a oportunidade de observar, "de um lado, que nadar contra a corrente da modernidade midiática não é proibido por lei; e, de outro, que a grande reportagem não tem prazo de validade".

Seu Caderno Especial quer evidentemente prestar uma "homenagem à altura de um brasileiro que sonhou com um Brasil sem desigualdades e com uma Política feita com P maiúsculo". Vandeck tem razão quando enfatiza que "o destino de figuras do porte dele é virar busto, repousar em estantes empoeiradas e circular apenas em um seleto grupo de iniciados". A reportagem em questão pretende tirá-lo daí, partindo do suposto de que Nabuco, "intérprete do enigma chamado Brasil", deixou o legado de uma obra e de um engajamento que mantêm gritante atualidade.

Vale a pena lê-la e socializá-la, clicando aqui.

Nenhum comentário: