terça-feira, 8 de setembro de 2009

FoMerco discute crise, integração e universidade

Com uma sessão solene amanhã, dia 9 de setembro, às 19h, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), terá início o VI Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul-FoMerco, ao qual deverão comparecer dezenas de pesquisadores. O Encontro, que se estende até o dia 11, será uma excelente oportunidade para ver como anda a integração regional na América do Sul e como vem se relacionando com ela as principais universidades da região.

O FoMerco, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento–Cicef, a Universidade para Integração Latino Americana–Unila e Colégio Brasileiro de Altos Estudos–CBAE da UFRJ decidiram somar esforços para estabelecer uma ampla reflexão sobre a América Latina, seus desafios e seus esforços para a integração, considerando os graves impactos da crise econômica mundial que se manifestou em setembro de 2008, como resultado do processo de financeirização da riqueza que, desde a década de 1980, passou a operar como um padrão sistêmico globalizado.

A pauta deste Encontro é ambiciosa para as quatro instituições cooperantes. O conjunto de professores, técnicos de governo, decisores políticos e pesquisadores que dele participarão é diversificado e altamente qualificado. Para além das interpretações sobre a crise financeira global, o Programa contempla um amplo temário de discussão que centra seu foco nas questões relativas à integração da América Latina.

As atividades serão realizadas na sede da futura Universidade da Integração Latino Americana, um projeto inovador do Governo Lula na região da Tríplice Fronteira, cuja prioridade é refletir e formar pesquisadores e profissionais que tenham no cerne de suas respectivas áreas de conhecimento a preocupação com o presente e o futuro da América Latina integrada.

Este ano o FoMerco, que é presidido por Marcos Costa Lima, reúne 27 Grupos de Trabalho Permanentes, cujos coordenadores selecionaram 216 resumos para debate nas sessões do Encontro.

A página do FoMerco está disponível e fornece todas as informações necessárias.

Nenhum comentário: