quinta-feira, 12 de março de 2009

Giuseppe Vacca em São Paulo


Na próxima semana, o intelectual e pesquisador italiano Giuseppe Vacca estará em São Paulo para lançar seu livro Por um novo reformismo, publicado no Brasil pela Editora Contraponto em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira. A tradução é de Luiz Sérgio Henriques, garantia de qualidade.

No dia 19 de março, quinta-feira, Vacca fará uma conferência na Câmara Municipal de São Paulo, às 19h. A Câmara fica no Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, nº 100, Centro.

No dia 20, 19h, Vacca falará sobre os intelectuais e a educação em Gramsci na Faculdade de Educação da Unicamp. Dia 21, na sede do PT em São Paulo (Rua Silveira Martins, 132, próximo ao metrô Sé), às 16h, o debate será sobre a atualidade política de Gramsci, em evento promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do PT e pela Fundação Perseu Abramo.

É uma excelente oportunidade para se conhecer o posicionamento de um importante intelectual europeu diante da situação mundial e das perspectivas da esquerda no cenário contemporâneo. Como presidente da Fondazione Istituto Gramsci, ex-deputado pelo PCI e autor de dezenas de livros e artigos dedicados ao marxismo gramsciano e à política, Vacca expressa bem as tradições e o modo de ser da esquerda italiana, uma das mais ativas, sofisticadas e importantes do mundo.

Certamente tem muito o que nos dizer.

Um comentário:

Renan G. Leonel disse...

Tenho anseio em ler a obra publicada por Vacca, aqui no Brasil, texto do qual li o prfácio disponível no site "La insignia". Sem dúvida Vacca demonstra coerência ao analisar as mutações partidárias na Europa do século XX, tendo como foco a experiência italiana. Me interessei muito pelo tema pois a idéia de novo reformismo parece influenciar diretamente os novos projetos políticos da integração regional na Europa, objeto do qual busco analisar em pesquisa na Universidade Estadual Paulista, campus Franca, no curso de Relações Internacionais. Aliás, a influência da análise gramsciniana, sobretudo a de hegemonia e "guerra de posição", aos poucos, ganha força nessa área do conhecimento. As interpretações em relações internacionais parecem fazer mais sentido se observadas sob a ótica dos partidos políticos: aqueles que estruturam, de fato, as relações de poder e de interesse racional de escolha dos Estados. É indispensável a leitura de Vacca para sentir a presença de tal método de análise, e sua necessidade, no campo das relações internacionais contemporâneas.

Aproveito para divulgar o blog do grupo de estudos do qual faço parte, onde encontramos discussões interessantes sobre estratégias de desenvolvimento regional em seus diversos aspectos de análise: www.pensardesenvolvimento.blogspot.com

Grande abraço a todos

Renan Leonel
Estudante de Relações Internacionais e membro do CEDER, Centro de Estudos do Desenvolvimento Regional, onde possui iniciação científica pela FAPESP.