sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A vitalidade de Gramsci

Boa notícia para os que se interessam por pensamento crítico: durante o XX Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, a ser realizado na UNESP, Campus de Franca, entre 06 e 09 de setembro de 2010, será lançado o livro Gramsci no seu tempo. Informações sobre o Encontro podem ser obtidas clicando aqui.

Organizado por Alberto Aggio, Luiz Sérgio Henriques e Giuseppe Vacca, o livro reúne diversos ensaios de intelectuais italianos, que exploram e discutem diferentes aspectos do pensamento de Gramsci. A edição é do Instituto Astrojildo Pereira e da Editora Contraponto.

Luiz Werneck Vianna fez uma bela apresentação nas abas da capa. Para a quarta capa, escrevi o seguinte:

Graças a seu marxismo aberto e criativo, aliado a uma biografia impregnada de densidade histórica e drama pessoal, Antonio Gramsci converteu-se ao longo do século XX num dos mais discutidos e frequentados pensadores políticos. Hoje, é referência decisiva para o conhecimento crítico da realidade. No Brasil, sua fortuna é um fato à parte, dada a receptividade pioneira que Gramsci teve nos anos 1960 e dada, ainda mais, a rápida disseminação que seus conceitos e seu particular modo de pensar o mundo tiveram nos mais variados campos dos estudos políticos e sociais. O presente volume explora aspectos da reflexão de Gramsci ainda não inteiramente explorados pelos estudiosos brasileiros. São escritos históricos e teóricos de importantes especialistas italianos que mostram tanto o vigor da concepção política gramsciana, quanto a originalidade de suas reflexões filosóficas e o efeito que sua obra máxima – os Cadernos do cárcere – teve sobre o socialismo de sua época, e no que veio depois. Encontra-se aqui uma excelente oportunidade para que se aprofunde o diálogo com esse “clássico” do século XX que persiste, a cada leitura, sempre mais valioso para que se compreenda o mundo que nos cerca e desafia. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Marco Aurelio, mais um livro interessante sobre o pensamento de Gramsci. Um pensador que tem uma reflexão que transcende o tempo. Atualmente estou relendo algumas obras de Maquiavel para melhor compreender a questão do condottiero que Gramsci parte em suas analises. Abraço, Luiz Guilherme - Guaxupé/MG