segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Um video para explicar o sistema eleitoral



Danilo Basile estuda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara, onde dou aulas. Foi meu aluno anos atrás. Diferenciado, inteligente, ligado na vida. Preocupado com o grau de desinformação dos eleitores, associou-se a Maíra Lopes, uma colega de curso, e, juntos, puseram no YouTube um belo vídeo sobre o sistema eleitoral brasileiro, procurando explicar como ele funciona. Valeram-se do bom humor e de muito didatismo. De quebra, deram uma aula de civismo e política democrática.

Vejam o vídeo inteiro, vale a pena. É tão bom que merece ser amplamente difundido. Pode cumprir uma função importante nas eleições do próximo dia 3 de outubro.

5 comentários:

Wadson Xavier disse...

Muito bacana o vídeo, toda a população brasileira deveria ter acesso a tais informações em sala de aula. Isso sim seria um exercício de Cidadania e Democracia.

A parte das coligações foi esclarecedora pra mim, pois não sabia que partidos coligados somam votos para obter cadeiras.

Eu defendo o voto majoritário para o legislativo, o chamado voto distrital. É uma discussão a ser feita na sociedade!

Anônimo disse...

Legal mesmo o video! Boa inciativa! Os cientistas sociais e o mundo audiovisual!

Anônimo disse...

Marco, acabei de recomendar o teu blog pro pessoal do Ciclo de Cinema que organizo para o Centro Cultural da Usp, aqui em SCarlos. O outro comentário é meu também, esqueci de assinar... Abraço, Fernando

Blog do Marco Aurélio Nogueira disse...

Legal, Fernando, agradeço muito a recomendação. da próxima vez que comentar aqui, ponha seu nome no lugar de Anônimo, assim identifico na hora! Abraço,

Júlio Andrade disse...

Poxa muito legal o vídeo!

Parabéns ao Danilo e a Maíra.

Vou usar em minha aula e também usar como um estímulo para que os alunos interessados produzam pequenos vídeos sobre várias temáticas! São debates necessários (e em alguns casos urgentes) em nossa sociedade.

Muito legal mesmo. Parabéns!