domingo, 15 de agosto de 2010

Reforma do Estado e crítica do gerencialismo

Frederico Lustosa da Costa, professor da Ebape/FGV do Rio de Janeiro, é meu amigo desde o início dos anos 1990, quando nos conhecemos como professores do Programa de Gestão Social desenvolvido pelo governo brasileiro em diversos estados da federação. É um grande cara e um excelente pesquisador, cuja marca registrada é a procura permanente da reflexão crítica.
Precisamente por isso, Fred não se deixa levar pelos cantos de sereia, pelas últimas modas, nem pelos discursos fáceis. Em tudo o que diz e escreve sobre o Estado, um de seus temas mais fortes, transpira reflexão e criatividade.
Acabo de saber que saiu um novo livro dele, Reforma do Estado e contexto brasileiro, no qual certamente encontraremos uma análise competente desse tema que não sai da agenda pública nacional. Fred sempre defendeu a ideia de que reformar o Estado é algo que pode produzir mudanças nas estruturas de poder mas é mais que isso: é também uma forma de alterar os parâmetros da gestão pública e mudar a performance da burocracia estatal. Ou seja, é algo que se confunde com a política democrática.
O subtítulo do livro também não deixa margem a dúvidas sobre o foco da análise. Fred deseja fazer a crítica do paradigma gerencialista, que tanto sucesso fez anos atrás.
É um livro seguramente instigante, que precisa ser lido com urgência.
O lançamento está previsto para o próximo dia 18 de agosto na Livraria da Travessa, Rua Visconde Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: