domingo, 8 de agosto de 2010

Fundap debate reforma política


Depois do primeiro debate presidencial, que frustou muita gente, não houve quem não pensasse que estamos mesmo precisando de uma boa reforma política.
Independentemente de saber se é esse o caminho para que se aumente a qualidade da democracia brasileira e das competições eleitorais, a reforma política é um tema em aberto na vida política brasileira.

Ocupa posição de destaque na agenda do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, na academia e na mídia. E não de hoje: o debate acompanha o processo de construção e aperfeiçoamento das instituições democráticos ao menos desde a Constituinte de 1988.

Nessa discussão, a Ciência Política tem contribuído com estudos sobre as regras atuais e suas consequências para a democracia brasileira e com análises de modelos de democracias históricas e modernas. Na imprensa, a reforma política frequentemente aparece como panacéia para as distorções políticas, mas também com importantes contribuições para o debate a partir de diferentes campos ideológicos. No âmbito da sociedade civil, a reforma política está inserida em um contexto mais amplo, que diz respeito a mudanças no sistema político, na cultura política e no próprio Estado.


Pensando nisso, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo-Fundap, órgão técnico vinculado ao Governo de São Paulo, realizará um importante seminário na próxima terça-feira, 10 de agosto. Terei a honra e o prazer de moderá-lo, com o propósito de contribuir para o alcance de melhores percepções do problema.


O seminário acontecerá dia 10 de Agosto de 2010, terça-feira, das 14h às 17:30h, no Auditório da Fundap: Rua Alves Guimarães, 429 5º andar. Pinheiros. SP


Vejam a programação abaixo. Inscrições poderão ser feitas no
site da Fundap.

Programa

1. Reforma política: histórico e estágio atual no Congresso Nacional
Márcio Nuno Rabat
- Membro da Consultoria Legislativa, órgão institucional de assessoramento da Câmara dos Deputados.

2. Sistemas políticos: modelos internacionais comparados
Marcelo Barroso Lacombe - Membro da Consultoria Legislativa, órgão institucional de assessoramento da Câmara dos Deputados. Sociólogo e Mestre em Ciência Política (UNB). Doutor e PHD em Política (New York University).

3. Avaliação e proposições no campo político
José Genoíno - Deputado Federal pelo PT.

4. Avaliação e proposições no campo político
Roberto Freire - Presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS) e primeiro suplente de senador pelo estado de Pernambuco.

Nenhum comentário: