sábado, 7 de novembro de 2009

Seminário sobre Bobbio e direitos humanos


Entre os dias 9 e 12 de novembro, a Universidade Federal da Paraíba-UFPB realiza seu V Seminário Internacional de Direitos Humanos, que este ano homenageará o centenário de nascimento de Norberto Bobbio. Será uma excelente oportunidade para se voltar a pensar no legado desse importante filósofo político italiano, morto aos 94 anos em janeiro de 2004.

Bobbio está incorporado à cultura política, jurídica e sociológica brasileira, como de resto acontece em boa parte do mundo. Colou-se à dinâmica política do país e ao debate cultural que acompanhou a luta contra a ditadura militar e a redemocratização a partir da década de 1980. Foi lido e disputado tanto por liberais, patrocinadores de seu ingresso editorial no Brasil, quanto pela esquerda democrática que, ao perder o marxismo como referência e se projetar em busca de novas alternativas socialistas, acabou por se converter em uma de suas principais promotoras. Dialogou, por vias diretas e indiretas, com comunistas gramscianos, trotskistas, social-democratas e stalinistas, tomou assento na universidade e tornou-se referência do associativismo democrático, que ficou particularmente tocado pelo modo como ele pensou o conceito de sociedade civil. Sensível tanto ao borbulhar suave das idéias quanto aos fatos mais duros da política, Bobbio se converteu numa personalidade intelectual de livre trânsito em diferentes círculos brasileiros.

O seminário de João Pessoa reunirá um representativo grupo de estudiosos da Europa e da América Latina, que têm dialogado com diferentes aspectos do pensamento e da obra de Bobbio. Entre eles, podem ser mencionados Alberto Filippi (Itália), Alice Ribeiro Casimiro Lopes (UERJ), Assis Brandão (UFPE), Carlos Henrique Cardim (IPRI / UNB), Celso Lafer (USP), Danilo Zolo (Itália), Acílio da Silva Estanqueiro Rocha (Universidade do Minho, Portugal) e Pier Paolo Portinaro (Itália).

Informações e detalhes sobre o seminário podem ser obtidos nesse site.

Um comentário:

André Henrique disse...

Professor,
O senhor disse que os liberais foram os promotores editoriais de Norberto Bobbio, no Brasil, tanto quanto a esquerda democrática que, ao perder o marxismo como referência, passou a lê-lo e promover seu nome nos estudos sobre direitos e democracia. Sei que o professor fez uma descrição dos círculos ideológicos que lançaram o nome de Bobbio na cena intelectual brasileira e não quis fazer distinção entre liberais e comunistas democráticos; mas gostaria de saber: segundo as formulações de Norberto Bobbio, os liberais podem ser denominados como esquerdistas democráticos?
E mais: habitualmente, qual a ligação que se faz entre Bobbio e Gramsci?