sábado, 14 de novembro de 2009

A construção de um estado


Tive a honra e o prazer de prefaciar o livro de minha amiga Marisa Bittar sobre a história do estado de Mato Grosso do Sul. Foi uma satisfação dupla. Primeiro, por ter podido me incorporar ao trabalho de uma pesquisadora incansável, que dedicou vários anos ao trabalho de recuperar o processo de construção daquela unidade da federação. Segundo, por ter podido participar, graças a ela, de uma reflexão de grande relevância para a história moderna do Brasil.

Mato Grosso do Sul: a construção de um estado acaba de ser publicado pela editora da Universidade Federal, a UFMS, com apoio de diversos órgãos mato-grossenses do sul. São dois volumes, com mais de 900 páginas, que oferecem ao leitor uma ampla compreensão sobre a gênese do Estado que começou a ser sonhado no final do século XIX, após a Guerra do Paraguai. Com base em fontes inéditas e raras, Marisa analisa o recrudescimento do regionalismo sul-mato-grossense, que se transformou em divisionismo e teve o seu desfecho quase cem anos depois, quando, em 1977, a ditadura militar dividiu Mato Grosso e criou Mato Grosso do Sul.

Problematizando a forma pela qual ocorreu essa separação, sem consulta às duas populações interessadas, norte e sul, a pesquisadora buscou investigar as condições que possibilitaram a vitória de uma causa perdida, privilegiando a conjugação dos interesses regionais à geopolítica do regime militar, que, por sua vez, transcorria no contexto da Guerra Fria. Na sua visão, ter sido criado por um ato ditatorial constitui a marca de nascença de Mato Grosso do Sul, tema que deve ser contextualizado no cenário de interesses da oligarquia agrária sulista, nos projetos separatistas frustrados, na rivalidade com a capital Cuiabá.

Valeu a pena a divisão de Mato Grosso? Marisa está convencida de que essa é a pergunta a ser enfrentada, porque dela emerge o desafio de um projeto político capaz de justificar a criação de Mato Grosso do Sul.

Marisa Bittar é historiadora, com doutorado na USP. Atualmente, é professora titular de História e Filosofia da Educação da UFSCAR. Seu belo e vigoroso livro certamente se converterá na principal fonte de referência para o estudo da região e particularmente de Mato Grosso do Sul.

Informações sobre o livro podem ser solicitadas à Editora UFMS: conselho@editora.ufms.br

Nenhum comentário: