sábado, 24 de outubro de 2009

Eleições e meios digitais



Depois da aprovação das novas regras eleitorais, a chamada minirreforma política feita pelo Congresso Nacional, a internet entrou de fato na dinâmica das eleições. Em 2010, quando serão eleitos os governadores de estado, deputados, senadores e o Presidente da República, teremos excelente oportunidade de verificar o peso real que as novas tecnologias de informação e comunicação terão em nossa vida política. A expectativa é grande, mas são poucos os que conseguem, hoje, dimensionar com rigor o efeito político e eleitoral dos meios digitais. Terão eles alto ou baixo poder de decisão? Ajudarão a consolidar e aperfeiçoar a democracia ou serão nova arena de disputa dos grandes interesses econômicos? Modificarão o modo como os candidatos dialogam com os cidadãos, tornando o discurso político mais inteligente e mais próximo dos problemas cotidianos e das necessidades das pessoas?

No último dia 23 de outubro, o jornal Valor Econômico publicou um ótimo artigo da minha amiga Dora Kaufman e de Pedro Cabral sobre o assunto. Nele, em linguagem qualificada e direta, são apresentadas as inflexões mais importantes do tema, com foco privilegiado na situação brasileira. Vale a pena lê-lo, pois registra com clareza os novos termos do jogo eleitoral, que refletem os novos termos do jogo social, ou seja, do modo como estamos vivendo.

Vejam aqui.

Um comentário:

André Henrique disse...

Professor, resolvi expor neste post porque fala do tema do mundo digital e para não acharem que estou usando uma postagem do professor para fazer propaganda do meu blog. Não que eu ligue para o que falam, mas de todo modo, ficaria chato se eu jogasse esse comentário na parte que professor está falando de um assunto tão importante como a condição da oposição e do governo.
O professor nem precisa aprovar esse comentário. Mas, se puder dar uma passada nesse link, acho que nós, jovens estudantes, todos oriundos da Unesp, promovemos um bom debate nesta postagem do meu blog:

http://blogdoandrehenrique.blogspot.com/2010/01/as-chuvas-fortes-tem-castigado-diversas.html