domingo, 11 de agosto de 2013

Corrupção para dar e vender




O PSDB e o PT prejudicam e rebaixam a democracia ao ficarem se pegando para saber quem é o mais puro e inocente, ou o mais corrupto. Deveriam se dar as mãos e selar um pacto para acabar com a farra, punindo quem tem de ser punido.
Ninguém pode posar de santo nessa seara. A corrupção é uma maldição nacional. Vem antes de Collor. Sarney governou sendo acusado de distribuir emissoras de radio e TV. Houve os anões do orçamento durante a Presidência Itamar. Passou por FHC, que comprou votos para se reeleger. Lula foi premiado com o mensalão. E Dilma demitiu Palocci e outros tantos por problemas na área.
No plano estadual, os tucanos paulistas achavam que seria possível escapar da praga. Santificaram Mario Covas e foram em frente. Antes deles, ou quando eram todos peemedebistas, as coisas eram brabas. Sempre houve rumores de que havia algo. Agora, o estrondo veio forte.
Não vai parar por aí. Já estão falando que depois do trem tucano, vem um montão de coisas ruins envolvendo o PMDB. E nem chegamos em 2014.
Enquanto ficam todos desmentindo os fatos, e acusando-se reciprocamente, a política vai-se emporcalhando e vai crescendo a imagem popular de que, no fundo, todos eles são iguais e não valem nada. Exceção feita, claro, ao mandão bonzinho, que distribui migalhas para os pobres.
A situação hoje talvez não seja pior do que antes, tipo na República Velha ou nos anos militares. Nunca pesquisei, e não tenho dados. Mas é certo que hoje todo mundo sabe fica sabendo dos trambiques com mais facilidade.
Não aceito que só a Justiça possa fazer a diferença. Sou contra a tribunalização ou a judicialização, ainda que entenda sua existência. A cidadania ativa é decisiva. Os eleitores podem caprichar mais nas escolhas. E os partidos devem fazer alguma coisa, assim como os governos.
Corrupção não é coisa para se converter em matéria prima de disputas eleitorais. Ainda que seja impossível evitar que isso ocorra.
Por isso, deixo aqui a precisa e contundente passagem do artigo de Élio Gaspari em O Globo de hoje.
"Para o PT o julgamento do mensalão é uma armação. Para o PSDB, na investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica em torno do propinoduto alimentado por grandes empresas de equipamentos em São Paulo, o órgão vem "se comportando como polícia política". As duas condutas são radicalizações teatrais que tentam blindar hierarcas metidos em maracutaias. Comissários e tucanos precisam refletir sobre o ensinamento do presidente americano Richard Nixon, que foi obrigado a renunciar por causa do escândalo Watergate: "Não é o crime que te ferra, é a tentativa de encobri-lo".
Todos os condenados do mensalão são réus confessos (segundo eles, de crimes leves e prescritos). No caso dos cartéis formados em São Paulo e Brasília, a documentação reunida pelo Cade é devastadora. Para acreditar que os transportecas não soubessem de nada, seria necessário que fossem tão ineptos a ponto de provocar um descarrilamento por semana”.
Quem há de negar, ou divergir?

Nenhum comentário: