terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uma fala no Encontro Virtual Latino-americano


Tive o prazer de participar do II Encuentro Virtual Latino-americano promovido pela Fundación Claritas de Buenos Aires entre 29 de outubro e 10 de novembro de 2012.
O tema do encontro desse ano foi "Responsabilidade cidadã - Caminhos de incidência política para a coesão social", associado ao compromisso de participação dos cidadãos na vida pública tendo em vista a construção de sociedades mais equitativas e coesas.
A dinâmica do encontro possibilita a geração de espaços de diálogo entre atores procedentes de diversos países da América Latina, mediante conferências, foros de discussão e relato de experiências. Está dirigido para pessoas que atuam em organizações da sociedade civil, cooperativas, organismos estatais e no setor privado, além de cidadãos interessados na temática. Em 2012, foram 860 participantes de diferentes países da região.
Minha intervenção foi modesta e simples, mas me deu grande satisfação. Fiz uma breve conferência sobre alguns temas e problemas que me parecem integrar, em posição de força, a agenda democrática atual, independentemente do país que se tome em consideração.
O eixo da conferência foi a ideia de reforma democrática da política, com a qual, em minha opinião, poderemos promover maiores aproximações entre os cidadãos e o Estado. Criar instituições que melhorem a qualidade da democracia é um projeto abrangente, que inclui, em lugar de destaque, um esforço concentrado dos agentes da sociedade civil para melhorar a qualidade da cultura política e da educação cívica dos cidadãos.
O vídeo com a minha fala está acima. Creio que os demais podem ser acessados no site do encontro, clicando aqui.

Nenhum comentário: