sexta-feira, 26 de março de 2010

Pela sobrevivência do IUPERJ

No dia 22 de março passado reuniram-se no IUPERJ representantes de Associações Científicas e de Programas de Pós-Graduação com o intuito de apoiar a causa contra a extinção da instituição.


Nesta reunião foi elaborado um abaixo-assinado dirigido às várias autoridades que têm responsabilidades em nossas áreas de atuação, documento que está sendo encaminhado pela Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), tendo sido assinado por várias instituições, dentre as quais a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


As instituições interessadas em apoiar a causa do IUPERJ e estão de acordo com o abaixo-assinado (Pela Sobrevivência do IUPERJ), podem fazê-lo enviando um email (apoio@iuperj.br) com o nome da instituição e o do responsável pela assinatura que serão integrados ao texto do abaixo-assinado.


As pessoas físicas devem clicar no link WWW.iuperj.br/abaixoassinado que traz a Carta Aberta dos professores do IUPERJ e se estiverem de acordo devem registrar as informações solicitadas (CPF e email são solicitados para evitar fraudes na assinatura, mas não serão divulgados).


Devemos nos esforçar para dar a maior divulgação possível a essa campanha. O IUPERJ é um patrimônio das ciências sociais brasileiras e do melhor pensamento crítico. Não pode simplesmente desaparecer.


Abaixo, segue o texto das associações científicas.





Rio de Janeiro, 22 de março de 2010.

PELA SOBREVIVÊNCIA DO IUPERJ

O IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – há 40 anos, vem formando mestres e doutores em Ciência Política e Sociologia. Durante todos esses anos também se distinguiu pela qualidade de suas pesquisas nas duas áreas. Neste momento, a instituição corre o risco de desaparecer. Seus professores não receberão os salários do ano em curso. A Universidade Candido Mendes, sua mantenedora, já o deixou claro.

A comunidade acadêmica brasileira considera inaceitável a extinção do IUPERJ, uma instituição de excelência, que tem obtido as mais elevadas avaliações das agências de fomento à pesquisa e ao ensino de pós-graduação.

Nós, abaixo assinados, vimos, por meio desta, demandar às autoridades públicas do Governo Federal – os Ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, especialmente a Finep, o CNPq e a Capes; do Governo Estadual – a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Faperj, e do Governo Municipal que lancem mão dos instrumentos disponíveis para viabilizar a remuneração dos docentes do IUPERJ enquanto perdurar esta situação emergencial.

Trata-se efetivamente de uma situação emergencial. O IUPERJ submeteu ao Ministério de Ciência e Tecnologia a proposta de sua transformação em Organização Social. Com a aprovação deste pleito, a sobrevivência da instituição estará garantida no longo prazo.

No curto prazo, o quadro é dramático. A continuidade dos trabalhos da instituição depende de aporte imediato de recursos. É o que esperamos.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (ANPOCS) – Maria Alice Rezende de Carvalho
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS – Gilberto Velho
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC) – Otávio Velho
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL – MUSEU MUSEU NACIONAL – UFRJ – Gilberto Velho
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA – Fabiano Santos
SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA – José Ricardo Ramalho
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS – PUC-RIO – Eduardo Raposo
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS – PUC-RIO – José Maria Gómez
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – UFRJ – Elina Pessanha
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA – Isabel Lustosa
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE / FIOCRUZ – Maria Rachel Fróes da Fonseca
ISER – INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS DA RELIGIÃO – Leilah Landim
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E DIREITO – UFF – Marcelo Mello
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE – CPDA – UFRRJ – Maria José Carneiro
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA E SEGURANÇA – UFF – Eurico Figueiredo

Nenhum comentário: