domingo, 15 de fevereiro de 2009

Lula, o PT e a Era Vargas


Luiz Werneck Vianna é um dos principais analistas políticos do país. Professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), autor de vários livros de relevância estratégica para a compreensão da história brasileira, Werneck vem há décadas elaborando uma rica e sugestiva teoria sobre os dilemas e promessas da modernização capitalista do Brasil, com foco concentrado na dimensão mais imediatamente político-cultural. Como marxista arejado, de forte inspiração gramsciana, um intelectual democrata de esquerda, opera sempre em um registra que ultrapassa os parâmetros formais da ciência política que se pratica entre nós. Seus textos e suas diferentes intervenções públicas, apaixonadas e muitas vezes polêmicas, trazem sempre um enfoque rigoroso, criativo, sem concessões. Não por acaso, têm servido de referência para que se alcance um melhor entendimento da política nacional. Muitas delas podem ser encontradas, por exemplo, na revista eletrônica Gramsci e o Brasil.

No dia 15 de fevereiro, Werneck Vianna concedeu bela entrevista ao jornalista Wilson Tosta, de O Estado de S. Paulo, na qual reitera a originalidade e a força de seu raciocínio e de seu posicionamento. O centro de suas considerações está ocupado pela reposição da política: se vivemos, em escala mundial e também no Brasil, o desafio da regulação do sistema financeiro, então estamos diante de uma nova presença da política.

Por determinações históricas específicas, o Brasil parece mais bem equipado para enfrentar a crise. Ao longo das últimas décadas, manteve o “atraso” sobre controle democrático, impossibilitando-o de dirigir o país mas, ao mesmo tempo, sem romper frontalmente com ele. Incorporando-o, por assim dizer. Deste ponto de vista, soldaram-se os fios que ligam o Brasil do século XXI com o Brasil de Vargas. “O PT recuperou a era Vargas. Lula é um Vargas. Há muito tempo”.

Por este motivo, mas não só, Lula permanecerá como decisivo ator na política brasileira. Contra tudo e contra todos, caso seja necessário. “Lula já se desprendeu do PT. Governa o partido e, agora, com relações cada vez mais doces com o governador de São Paulo”. É um mapa tentativo para que se comece a olhar com maior argúcia para 2010.

A íntegra da entrevista pode ser lida neste link.

Nenhum comentário: