quinta-feira, 4 de setembro de 2008

De volta à ativa


A Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP existe há 32 anos.

Buscando funcionar como elo de ligação entre a administração pública e as instituições universitárias (particularmente USP. UNESP, Unicamp e FGV), a fundação atua com o compromisso de contribuir para a elevação dos níveis de eficiência e eficácia da Administração Pública do Estado de São Paulo. Faz isso mediante a oferta de cursos e seminários de formação e aperfeiçoamento de executivos públicos, o desenvolvimento de tecnologia administrativa, a prestação de assistência técnica e a realização de pesquisas aplicadas à gestão pública e à economia do setor público.

Tive a oportunidade de lá trabalhar entre 1989 a 2001.

Depois de amargar um período de dificuldades, a Fundação tem procurado recuperar o ânimo e o brilho que sempre a caracterizaram. No início deste ano, colocou no ar o portal interativo Debates Fundap (http://debatesfundap.blogspot.com), aberto à contribuição de todos os interessados na discussão sobre Políticas Públicas. Seu objetivo é ser um importante instrumento de debate de novas idéias e de disseminação da produção científica, desempenhando papel informativo e formativo. Tem caráter aberto e democrático, com espaço para diferentes abordagens e posições apresentadas por analistas de distintas correntes de pensamento.

Vinculado ao portal, o Ciclo de Seminários Políticas Públicas em Debate vem procurando agregar especialistas em torno de uma agenda de temas estratégicos. Os seminários acontecem uma vez por mês e são abertos ao público. A programação está no portal.

No último dia 27 de agosto, participei juntamente com Maria Lúcia Werneck Vianna, da UFRJ, de um deles, dedicado ao “Papel da Sociedade e da Política na Conformação da Atuação do Estado”. O material lá apresentado, no qual se inclui o meu texto “Da frustração à reposição da confiança na política”, pode ser acessado em http://debatesfundap.blogspot.com/2008/01/link.html

Nenhum comentário: